Show de Letras, informação que faz sentido!

Visite também www.sodiver.blogspot.com e www.epoesis.blogspot.com

quinta-feira, março 30, 2006

Paes de Andrade e Francisco Lopes

ipl-imagem

Autarca lamecense quer Brasil mais perto do Douro

O presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, quer que o concelho seja sede de um consulado do Brasil. O pedido foi feito ao embaixador brasileiro, António Paes de Andrade, durante a apresentação do livro “História Constitucional do Brasil”, na noite de quarta-feira, em Lamego.

Segundo Francisco Lopes, a presença de uma representação diplomática ou consular do Brasil em Lamego seria “uma mais-valia não só para o concelho, mas também para toda a região do Douro e Trás-os-Montes”.
Ainda de acordo com o autarca, “o facto de Lamego vir a acolher um consulado brasileiro seria uma forma de reforçar o elo que existe entre a região e um grande país com o qual temos relações afectivas, mas seria também uma oportunidade de dinamizar relações económicas e culturais muito importantes, além de intensificar as trocas comerciais entre o Douro e o Brasil”.
Por seu turno, Paes de Andrade prometeu empenho para que o desejo do autarca seja atendido. “Não quero estipular uma data, mas garanto reunir todos os esforços para que se venha instalar um consulado brasileiro em Lamego, onde tenho raízes familiares”, garantiu o diplomata.
Segundo apurámos, o concelho pode vir a receber uma unidade consular do Brasil a título honorário, num período de até dois anos. Entretanto, a proposta da criação dessa estrutura em Lamego será apresentada ao Governo daquele país, sendo necessária aprovação por parte do Itamaraty, que é o Ministério das Relações Exteriores do Brasil. O facto de haver eleições presidenciais em terras brasileiras em Outubro, pode adiar a decisão, em Brasília, para o próximo executivo. O número reduzido de imigrantes brasileiros na região, pode ser outro ponto negativo.
“A presença de uma embaixada na cidade é uma possibilidade. A importância do Douro será defendida perante os responsáveis brasileiros, que vão ponderar os custos da sua estruturação nesta região”, revelou fonte da Embaixada.
Note-se que, segundo dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), o distrito de Vila Real conta com 356 brasileiros residentes, enquanto que, no distrito de Viseu, residem 768 pessoas desta nacionalidade. A nível nacional, cerca de 29 mil cidadãos integram a comunidade brasileira, que é atendida por dois consulados, um no Porto e outro em Lisboa.
História constitucional em livro
O livro “História Constitucional do Brasil”, da autoria de Paes de Andrade e Paulo Benavides, foi apresentado no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Lamego. A obra, que vai já na sexta edição, relata o percurso das instituições do Estado brasileiro, desde “a sessão de instalação da primeira Constituinte, em 3 de Maio de 1823, até à Constituição de 5 de Outubro de 1988, com as suas inovações”. Esta publicação conta com 949 páginas e destaca-se por ser o texto brasileiro mais conhecido e respeitado sobre o direito constitucional deste país.
Ígor Lopes

barco Rabelo

ipl-imagem

Travessia de barco promete revitalizar turismo na Folgosa

Um protocolo entre as Juntas de Freguesia da Folgosa, em Armamar, e Covelinhas, no Peso da Régua, vai permitir que as margens do Douro voltem a unir-se. Com o objectivo de dinamizar o turismo na região, um barco Rabelo vai fazer a travessia do rio Douro, unindo os dois concelhos.

A iniciativa surgiu por parte do presidente da Junta da Folgosa, José Maximiano, que pretende criar condições para que os turistas conheçam, não só a freguesia, mas, também, para que aproveitem as actividades locais. “Através desta atracção turística, vai ser possível reviver uma tradição da região, já que, antigamente, a travessia servia para transportar pessoas e mercadorias para o outro lado do rio, onde passa o comboio. Esta é também uma forma de dar vida nova a esta freguesia, pois não quero que a Folgosa seja simplesmente um ponto de passagem dos autocarros de turismo. O meu objectivo é fazer com que o turista, ao visitar a região, se sinta atraído a conhecer esta freguesia, bem como o concelho. Já, do outro lado do rio, a freguesia de Covelinhas pode também criar as suas atracções”.
O autarca destacou ter outros projectos turísticos em mente, como um concurso de brinquedos antigos, além de outras actividades que visam valorizar o artesanato local e que permitam reviver as tradições da freguesia como, por exemplo, a pesca.
Entretanto, José Maximiano critica o atraso na inauguração do cais da Folgosa, caracterizando este problema como um ponto negativo, em termos de turismo, para o próximo Verão. “Não tenho muitas informações sobre a actual situação das obras do cais. No entanto, espero que até ao Verão, esta estrutura esteja aberta ao público”.
“Espero que a Câmara Municipal crie mecanismos que façam com que os visitantes queiram conhecer Armamar. Para já, temos aqui algumas estruturas de apoio ao turismo, como o próprio cais, um restaurante requalificado e uma área de lazer no centro da freguesia”, finaliza.
Após várias tentativas, não foi possível contactar o presidente da Junta de Covelinhas, Joaquim Castela, para que pudesse comentar esta iniciativa que pretende revitalizar uma das maiores tradições da região.
Ígor Lopes

terça-feira, março 28, 2006

Reflexo dos tempos

Não perca a oportunidade de conferir o link abaixo. Uma verdadeira lição de vida. É caso para dizer.. Já agora, vale a pena pensar nisso.

http://www.aides.org/baby-baby/

Francisco dos Santos

ipl-imagem

Francisco dos Santos comanda selecção portuguesa de volei

Aos 46 anos de idade, o brasileiro Francisco dos Santos assume o comando da selecção portuguesa masculina sénior de voleibol. O seu desafio começa em Junho, com o apuramento para o Europeu, e com a Liga Mundial, que se disputa em Julho. Em entrevista ao Show de Letras, o treinador, que esteve há poucos dias em Lamego durante uma acção de formação do projecto Gira-Volei, falou das diferenças entre o desporto praticado no Brasil e em Portugal, além de traçar, como aspecto negativo, a ausência de jogadores profissionais.
Natural do Estado de Minas Gerais, no Brasil, José Francisco dos Santos nasceu em 1960. Começou como treinador em 1989, tendo sido, em 1992, vice-campeão da Copa Brasil. Em 1996, venceu a Copa Sudeste e a Copa Brasil. No ano de 1999, assumiu o cargo de treinador-adjunto de Bernardo Rezende (Bernardinho), na Selecção Brasileira de seniores femininos, conquistando medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sidney, em 2000. Em 2001, Chico dos Santos, como é chamado, acompanhou Bernardinho na mudança para a Selecção brasileira de seniores masculinos, pela qual conquistou os seus principais títulos como o Campeonato do Mundo (2002), a Liga Mundial (03/04/05) e a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004). Em 2004, estreou na carreira internacional a vencer o campeonato espanhol com oTenerife. No ano passado, conquistou a Liga Mundial e os títulos do Campeonato Sul-Americano e da World Grand Champions Cup, tendo ficado em segundo lugar na Copa América.
Show de Letras: Como avalia os primeiros dias de trabalho?
Francisco dos Santos: Estou a acompanhar alguns jogos e treinamentos. Sei queteremos muito trabalho, porque o número de jogadores é reduzido. Por isso, temos que formar um grupo muito coeso, que terá como meta ganhar jogos em função da equipa e não baseado nas suas individualidades.
Quais são os seus objectivos por aqui?
O mais importante é melhorar a qualidade técnica dos jogadores. Ou seja, temos que jogar com mais velocidade, mais alegria, mais comunicação e menos erros. Quando conseguirmos isso, vamos pensar em vitórias.
Como vê a prática do voleibol em Portugal?
Os treinadores e os jogadores portugueses praticam voleibol como algo a mais, diferente de outros países, que têm o voleibol como primeira opção. O treinador tem que ter outro emprego e os jogadores investem mais no estudo. Por isso, fica difícil colocar Portugal entre as potências mundiais do voleibol. Acho que treinadores e jogadores têm que acreditar mais e arriscar mais nas suas carreiras desportivas.
Em termos técnicos, qual é o ponto negativo dos atletas portugueses?
A quantidade de erros de contra-ataques.
Que diferenças há em relação ao voleibol no Brasil e em Portugal?
No Brasil, alguns treinadores e atletas vivem do voleibol.
Que jogadores são indispensáveis na sua equipa?
Aqueles que queiram trabalhar com 110 por cento de vontade.
Em Portugal há mais jogadores estrangeiros no campeonato nacional do que, por exemplo, no Brasil. Acha que este é um dado positivo ou, na sua opinião, isso acaba por prejudicar o desenvolvimento da modalidade neste País?
Acho que deve haver uma melhora do nível dos jogadores estrangeiros para melhorar o nível do próprio campeonato. Se os jogadores que chegam a Portugal não têm um alto nível, é melhor investir em jogadores jovens, nem que nesse primeiro instante o nível da competição seja menor, mas, com certeza, num futuro próximo, teremos uma maior quantidade de jogadores no mercado.
Em Junho joga o apuramento para o Europeu. Acredita que Portugal tem uma equipa capaz de conseguir bons resultados?
Portugal tem um pequeno grupo de jogadores que está a ser trabalhado desde 2001. Apesar de alguns reforços, esse grupo vai ser a base da equipa. Temos muito trabalho pela frente para podermos superar as nossas deficiências. O nível do voleibol mundial é muito forte, mas acho que se os jogadores e a equipa técnica acreditarem no trabalho, poderemos alcançar os nossos objectivos.

domingo, março 26, 2006

TV Record substitui GNT na TV a cabo em Portugal

Parece mentira mas nao é. A partir de 1o de abril, a TV Cabo vai substituir o canal GNT, da rede Globosat, pelos programas da TV Record. O pessoal que mora por aqui e alguns dos meus amigos que aprenderam a gostar e a entender esse nosso jeito de se comunicar via TV, nem querem acreditar. Além do choque inicial, essa notícia vai deixar muita gente fora do ar. Como vamos ficar sem ver o Jornal Nacional, o Jô, a Marília, o Lucas Mendes e o pessoal do Manhattan, a família da Dona Nenê, a Ana Maria, o Serginho, o Luciano, a Angélica no Video Show e o Faustao aos domingos? Tem gente até que já está se despedindo do Louro José ;- ). Brincadeiras à parte, vamos deixar de exportar alguns programas que sao modelos de boa televisao. Outros, nem tanto. Mas divertem, emocionam, assustam e, principalmente, mostram a nossa cara. O contrato termina no próximo dia 31 de março. A TV Record irá ocupar o mesmo canal, o 12, É esperar para ver.
Marise Araújo