Show de Letras, informação que faz sentido!

Visite também www.sodiver.blogspot.com e www.epoesis.blogspot.com

sábado, outubro 15, 2005

Capoeira em Paris

ipl-imagem

jornalista brasileiro lança livro sobre a arte da capoeira em Paris

O jornalista brasieliro André Luís Lacé Lopes vai lançar na quinta-feira, dia 13, em Paris, o livro tipo Literatura de Cordel, "L`Art de la Capoeira à Rio de Janeiro, au Brésil et dans lê Monde".
Com organização da “L’Ecole de Capoeira Angola de Paris”, o evento vai dar a conhecer, em francês, o jogo da capoeira, já que, atualmente, existem mais de duzentas “academias” da capoeira na França.
A obra é voltada para o público “capoeirista e simpatizante”, bem como para estudantes e pesquisadores de várias áreas acadêmicas como História, Sociologia, Jornalismo, Educação Física e Antropologia Cultural.
Logo na introdução do livro, o autor faz um paralelo inicial, muito curioso, com o livro Código Da Vinci (Dan Brown) e, em função disto, cria sete mistérios em seu livro, além de um, a que chama de mistério especial.
Há, também, uma pré-apresentação feita pelo famoso capoeira carioca, radicado em Paris, Mestre Guará, onde se aprende que livretos tipo “literatura de cordel” já havia no Brasil - três ou quatro -, “mas sem considerações históricas, filosóficas, ritualísticas e, mesmo, religiosas”.
“A novidade se espalhou e vários outros cordéis já estão surgindo com esta mesma preocupação mais do que oportuna. Ou seja, não mais com o ufanismo de antes, não apenas marketing, mas com a preocupação de refletir mais atentamente sobre o que André Lacé chama de processo de institucionalização da capoeiragem, lamentável, mas inexorável”, completa Guará.
A edição francesa mantém a estruturação em 14 pequenos capítulos: I – Capoeira no Navio Tumbeiro; II – Capoeira, Patrimônio Cultual do Mundo; III – Capoeira no Rio de Janeiro; IV – Capoeira Afro-Brasileira; V – Capoeira RIO & Portugal; VI – Capoeira na Lapa Boêmia; VIII – A Capoeira suburbana, da Baixada e do “Estado do Rio”; IX – Orquestra, Toque e Cantorias; XI – Congressos Eleitoreiros & Turísticos; XII – Mestres Emergentes e Grandes Mestres; XIII Teoria Conspiratória e “Uncle Tom”; e XIV Capoeira tem mecanismo de autopreservação!
Para o futuro, André Lacé diz manter concentração total e absoluta com o objetivo de finalizar o seu primeiro romance, “Marraio feridô sô Rei”.
Recorde-se que André Luiz Lacé Lopes nasceu no Estado do Paraná, Brasil, mas vive há mais de 60 anos no Rio de Janeiro. É professor, consultor de empresa, administrador, com mestrado em Nova York, além de ser jornalista, escritor e poeta.