Show de Letras, informação que faz sentido!

Visite também www.sodiver.blogspot.com e www.epoesis.blogspot.com

quarta-feira, novembro 15, 2006

André Freire “estreita” caminhos culturais em Lamego



O Salão Nobre da Câmara Municipal de Lamego foi palco, na sexta-feira, dia 10, do lançamento do segundo livro de poemas do médico e escritor luso-brasileiro André Freire. “Pontexistencial. Do Rio de Janeiro para o rio Douro” reúne 43 poemas que traduzem as experiências vividas no dia-a-dia do autor. Ao longo das suas 89 páginas, a obra revela a necessidade deste escritor em criar pontes quase que existenciais entre cada passo da sua vida e o ritmo cultural que movimenta a sociedade. Sem delírios nem devaneios, André Freire pinta o tempo em tom de poesia, fazendo de todos os seus “pecados” uma arte irrefutável do seu prazer pela literatura.

Com casa cheia, a Câmara Municipal de Lamego recebeu a presença de várias figuras públicas e entidades do ramo médico e cultural, além de amigos do poeta, que tiveram a oportunidade de conhecer um pouco das andanças deste escritor.

Segundo André Freire, “o livro preza por traduzir este casamento feliz, amoroso e existencialmente enriquecedor desta sua mágica e fascinante ponte existencial entre Portugal e Brasil”.

“Contei com a ajuda de alguns amigos na elaboração do livro, como os jornalistas André Luiz Lacé Lopes e Ígor Pereira Lopes, que participam desta obra, cada qual com um belíssimo poema”, completa André Freire.

Para Manuel Coutinho, vereador da Câmara Municipal de Lamego, “este evento reflecte toda a importância que a autarquia lamecense remete à vertente cultural”.

No final da cerimónia, foram declamados alguns poemas pelo escritor Mário Mendes, pela professora Rute Quintela, pela profissional de saúde Ana Maria Quintela, por Ígor Lopes e pelo próprio autor.

O evento foi marcado ainda pela exposição de fotografias de João Diogo Silva Leal e pelo acompanhamento musical de José Amadeu Terra.

Parte da verba obtida com a venda do livro reverteu para instituições de solidariedade social, como a “Caritas” e a “Rotary Foundation”. A obra pode ser encontrada na papelaria Lameg’art, em Lamego.

“Esta foi uma ajuda modesta. Porém, foi uma forma de poder contribuir com esta sociedade que me recebe de braços e corações abertos”, finaliza André Freire.

Recorde-se que André Luiz Castilho Freire tem 47 anos e é natural de Maceió, no Estado brasileiro de Alagoas. Médico por profissão, actua também como escritor, compositor e pintor. Participou activamente em entidades assistenciais, filantrópicas, sociais, Conselhos Municipais de Saúde e de Defesa Civil. Foi idealizador de um dos enredos mais emblemáticos da história da Escola de Samba carioca “Estação Primeira de Mangueira” - “Atrás da Verde e Rosa só não vai quem já morreu”. Está em Portugal desde 2002, onde, actualmente, exerce a medicina, no Centro de Saúde de Lamego, além de prestar assistência aos idosos e necessitados da Associação de Solidariedade Social e Recreativa de São Cosmado, em Armamar. Em 2004, lançou o seu primeiro livro de poemas: “A Certeza das Incertezas”, cuja parte da verba foi cedida aos bombeiros voluntários de Lamego e de Castro Daire. É membro da União dos Escritores e Artistas Transmontanos e Altodurienses (UNEARTA) e da Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos (SOPEAM). Em 2005, foi empossado como representante do Grémio Português de Nova Friburgo (RJ, Brasil), e nomeado representante desta instituição junto à Câmara Municipal de Santo Tirso, Portugal. Este autor é ainda membro correspondente internacional da Academia Friburguense de Letras (Nova Friburgo). Este ano, foi nomeado representante do Movimiento Cultural abrace, na cidade de Lamego. André Freire é também membro da Sociedade Brasileira de Escritores Médicos (SOBRAMES), sendo responsável pela representação desta instituição em Portugal. No passado mês de Setembro, foi admitido no Rotary Club de Lamego.