Show de Letras, informação que faz sentido!

Visite também www.sodiver.blogspot.com e www.epoesis.blogspot.com

segunda-feira, setembro 04, 2006

Juliana de Faria lança livro mágico sobre o grito do Ipiranga




















Acima de tudo, o livro baseia-se numa grande diversão, em tom de conhecimento. O enredo começa através de uma simples visita a um museu. A partir daí, a curiosidade dos mais novos acaba por dar um novo rumo até ao chamado final feliz.

Um corriqueiro passeio ao Museu do Ipiranga na cidade de São Paulo, no Brasil, pode transformar-se numa grande aventura. Félix, Clarinha e toda os colegas de turma ficam impressionados com a grandiosidade do quadro Independência ou Morte!, datado de 1890, tendo como autor o pintor, poeta e romancista Pedro Américo.

Mas, quando a turma começa a afastar-se do Salão Nobre para continuar a visita ao museu, os dois descobrem uma pequena porta ao lado da obra. Ao entrar no quadro, eles são recebidos pelo próprio Pedro Américo. O pintor está ali para cuidar o tempo todo da sua obra. Pedro Américo propõe à dupla um grande desafio: encontrar as sete diferenças entre o quadro e a verdadeira cena da Proclamação da Independência do Brasil.

- “Já brincaram de jogo-dos-sete-erros?”, pergunta o artista.

É aí que Félix e Clarinha envolvem-se num passeio cheio de humor, suspense, enigmas e muita História.

Bem, o primeiro erro já podemos revelar: “Casacos pesados de veludo, botas de couro, chapéus... tudo muito chique para quem está a percorrer um trajecto longo e complicado, cheio de ribanceiras e subidas. O certo seria que eles estivessem com trajes mais simples e confortáveis... mas qual seria a piada de uma Proclamação da Independência com os heróis nacionais brasileiros vestidos com roupas de algodão sujas de barro?”.

Para descobrir os outros seis erros, é preciso ler “Independência

ou Morte!”, que destaca-se por ser o livro de estreia da jornalista brasileira Juliana de Faria. A obra, lançada pela Panda Books, conta com ilustrações de Ivan Zigg, vencedor do Prémio Jabuti de Melhor Ilustração Infanto-Juvenil de 2004.

Dentre as suas 56 páginas, o livro traz também a biografia de Pedro Américo Figueiredo de Mello (1843-1905), entre outras curiosidades sobre o seu quadro mais famoso, feito sob encomenda para o imperador Dom Pedro II. “Independência ou Morte!” é a palavra de ordem nesta viagem.

Note-se que Juliana de Faria nasceu em Dezembro de 1984 na cidade de São Paulo. Aprendeu a andar de bicicleta aos sete anos de idade nos jardins do Museu do Ipiranga. Todas as notas máximas que conseguia na sua escola eram nas disciplinas de Português, História e Arte. O seu objectivo era mudar o mundo, por isso, decidiu estudar jornalismo na Pontifica Universidade Católica de São Paulo. Actualmente, trabalha no Jornal da Tarde, tendo actuado nas editorias de Cidades, Turismo e Variedades. Mesmo assim, ainda nas horas vagas, caça os sete erros das revistas de banda desenhada.