Show de Letras, informação que faz sentido!

Visite também www.sodiver.blogspot.com e www.epoesis.blogspot.com

sexta-feira, outubro 27, 2006

Rede Bandeirantes descobre encantos do Douro















Uma equipe da rede Bandeirantes esteve no Douro, em Portugal, fazendo uma série de gravações sobre a região. Em pauta está a Região Demarcada do Douro que, este ano, celebra 250 anos de existência. O jornalista e apresentador Gilberto Barros desvendou os mistérios de um dos mais famosos espumantes do mundo, além de ter conhecido um pouco da cultura do norte de Portugal. Um dos pontos altos das gravações foi a paisagem vinhateira característica do local. As imagens serão exibidas nos programas “Sabadaço” e “Boa Noite Brasil”, ainda este ano, fazendo a alegria de muitos imigrantes portugueses que vivem de longe a saudade pela sua terra natal.

Gilberto Barros chegou ao Douro na passada segunda-feira, dia 23, acompanhado por Katia Gardin, Valter Leite, Anderson Pitombeira e o câmera Ulisses Cruz. O grupo foi recebido pelo presidente da Junta de Freguesia de Armamar, Romulo Pimentel, que ofereceu-lhes um jantar ao sabor de uma das tradições do concelho, no Mercantil: o cabritinho.

No dia seguinte, a equipe pode descobrir todos os mistérios de um dos melhores espumantes do mundo, nas instalações da Murganheira, no concelho de Tarouca. De seguida, a produção foi convidada a fazer uma verdadeira viagem no tempo. Com a ajuda do padre António Seixera, o Brasil vai poder conhecer a arte e a arquitectura do Mosteiro de Salzedas, através de traços marcantes dos séculos XII e XVIII.

A próxima parada foi na freguesia da Folgosa, em Armamar, onde os cinco elementos puderam embarcar numa rápida viagem de barco pelo rio mais famoso daquela região. Apesar da beleza das encostas do Douro, o passeio foi interrompido dado o mau-tempo que se fez sentir por todo o país. No local, o autarca de Armamar, Hernâni Almeida, fez as honras da casa, aproveitando para divulgar um pouco da cultura e história do Douro. O bacalhau com broa de milho foi o prato escolhido pelo restaurante AzDouro para saudar a presença dos visitantes. A empresa Fonseca & Pinto LDA, com sede em Tões, ofereceu algumas maçãs à equipe como forma de divulgar o produto de excelência do concelho.

Após conhecerem a vila de Armamar, o grupo seguiu viagem para o Porto. As filmagens vão contemplar também outras cidades portuguesas, como Fátima e Lisboa, além das localidades de Cascais e Estoril. A emissora brasileira vai levar ao ar uma entrevista com o técnico da seleção portuguesa, Luís Felipe Scolari, e o cantor português mais conhecido pelos brasileiros: Roberto Leal. As cidades de Lamego e da Régua também foram filmadas, mas todo o trabalho ficou condicionado pela chuva.

“A região do Douro é um sonho. As suas vinhas e a presença do rio tornam a sua paisagem um verdadeiro paraíso. Poucos lugares no planeta têm a beleza que esta região apresenta”, garante Gilberto Barros, que confessa ter ficado apaixonado pela riqueza histórica de Salzedas e pela modernidade na arte de fabricar o vinho na Murganheira.

“Aqui no Douro, encontrei um calor humano muito forte. Fomos muito bem recepcionados. O único problema foi compreender o sotaque português. Por vezes, as pessoas falam muito rápido”, completa o apresentador.

As imagens vão ao ar ainda este ano, no “Sabadaço” e “Boa Noite Brasil”. Nos horários de exibição, cerca de 15 milhões de espectadores vão poder conhecer a beleza e a cultura do país irmão.

Trabalho da Band esteve ameaçado

A produção dos dois programas da “Bandeirantes” viveu um autêntico pesadelo no dia da chegada a Portugal. No dia 20, ao desembarcar no aeroporto Sá Carneiro, na cidade do Porto, todo o equipamento da equipa foi retido pela a alfândega portuguesa.

“As autoridades nacionais alegaram que essa medida visava impedir que o equipamento fosse vendido em Portugal, o que é ridículo”, afirma Valter Leite, diretor do programa.

Segundo este responsável, foi ainda solicitado um depósito temporário, no valor de 12 mil euros, para que o equipamento de áudio e som, bem como a câmera, fossem liberados.

“Perdemos quatro dias de filmagem e atrasamos toda a nossa programação. O que mais nos revolta é saber que todo o nosso trabalho é em prol da divulgação da cultura portuguesa, mas assim é impossível trabalhar. Se o material, que estava devidamente legalizado e documentado, não fosse entregue, todas as nossas filmagens ficaram comprometidas”, esclarece Valter Leite.

O problema só foi resolvido quatro dias depois, após alguns trâmites legais.

Por sua vez, Gilberto Barros acredita que essa atitude pode ser traduzida como preconceito contra os brasileiros. “Se fossem cidadãos italianos ou ingleses, certamente a minha equipe não teria tido esse problema. Nunca passámos por algo semelhante em outros países”, finaliza o promete denunciar esta situação à Federação Internacional de Jornalistas.

Ígor Lopes

segunda-feira, outubro 23, 2006

Quitéria Chagas, uma musa do samba com talento para representar
















A novela “Páginas da Vida”, da Globo, está prendendo a atenção dos telespectadores de todo o Brasil. Entre os picos de audiência e algumas polêmicas, a trama surpreende a cada capítulo.

Em Portugal, a novela ainda não tem data para estrear. Mas tudo indica que até ao final do ano, os portugueses vão poder acompanhar mais um trabalho de Jaime Monjardim.

O elenco de “Páginas da Vida” está recheado de grandes nomes da dramaturgia brasileira. Mas há também jovens promessas no mundo da representação, como é o caso de Quitéria Chagas, que, de rainha da bateria, assume agora o papel de Dorinha, na novela das oito. Com um novo visual, a atriz promete muitas surpresas durante a trama.

Conhecida do público carioca pela sua participação no carnaval mais famoso do mundo, Quitéria Chagas dá os primeiros passos como atriz. Aos 25 anos de idade, dá vida a personagem Dorinha. Menos sensual do que quando está a frente da bateria do Império Serrano, esta jovem, que mudou de visual, continua atraindo a atenção dos noveleiros de plantão de todo o Brasil.

A oportunidade de fazer parte do elenco de “Páginas da Vida” surgiu após uma participação na novela “O Clone”, em 2002, quando conheceu Jaime Monjardim.

“Ele me incentivou bastante e comecei a estudar teatro. No carnaval desse ano, o autor da novela, Manoel Carlos, estava selecionando os atores para a novela e pediu para o produtor de elenco, Nelsinho, me convidar para fazer o teste e passei”, conta Quitéria, para quem fazer parte do elenco foi “a realização de um sonho”, ainda mais porque interpreta lado a lado de nomes consagrados da telinha. “O elenco é excelente, com grandes atores. É um aprendizado constante”, sublinha.

Mas, no início, os estúdios deixaram os nervos da atriz à flor da pele.

“O primeiro dia de gravações foi de muito nervosismo. Mas era natural porque foi a minha estreia em telenovelas, rodeada de atores renomados. Mas hoje já estou totalmente descontraída. O Ângelo Antônio e a Deborah Evelyn sempre me apoiaram muito”.

Dorinha é uma empregada comportada, dedicada à família e sempre muito obediente com relação a sua patroa. A personagem acaba por ser cúmplice dos problemas familiares, em especial da filha do casal, Giselle, que é interpretada pela atriz Raquel Queiroz.

A par da encenação, Quitéria Chagas garante que não há semelhanças entre a sua personagem e a vida real. “Sou descontraída. A Dorinha é muito certinha e séria. Mas é sempre muito legal fazer esse tipo de personagem porque exige mais em termos de atriz”, conta.

Como todo bom profissional, Quitéria não abre o jogo sobre o futuro da sua personagem e da novela e diz que o melhor mesmo é acompanhar a trama.

“As histórias do ‘maneco’ sempre surpreendem. Não sei exatamente o que vai acontecer com a Dorinha, mas espero muita coisa boa, uma reviravolta, uma mudança de comportamento. Até porque, ela vai participar da segunda fase da novela”, recorda.

Para Quitéria, ter o seu trabalho reconhecido era um desejo de infância.

“Ter fama abre muitos bons caminhos, mas pode ser também o detonador de uma verdadeira dor de cabeça. Apesar de que ser famosa era um sonho antigo”.

Mas a sua maior recompensa é ver que, nas ruas, o público reconhece o valor do seu trabalho. “Eu já era conhecida pela minha atuação no carnaval. Mas, agora, muita gente me aborda para falar sobre a minha personagem, dando dicas de como a Dorinha deve agir com a filha do casal. As pessoas se envolvem muito com a história”.

Para já, na televisão portuguesa, as atracões brasileiras são “Cobras e Lagartos”, “Bang Bang”, “Sinhá Moça” e a reprise de “Laços de Família”.

Um caminho de sucesso

Quitéria Chagas é conhecida pelo exuberante visual, pelo seu talento e pelo samba que sai do seu pé. Os seus dotes artísticos foram descobertos ainda na infância, com o apoio dos pais. Com apenas dois anos, entrou nas aulas de balé clássico e depois fez diversos cursos de dança, como jazz, sapateado, dança afro e do ventre. Mas foi com as aulas de samba com Carlinhos de Jesus que a carreira da musa decolou.

A estreia de Quitéria no carnaval aconteceu em 1999, como rainha de bateria da Escola Acadêmicos de Santa Marta. Em 2001, estreou no Grupo Especial, como passista, desfilando pela União da Ilha. Mas a sua projeção nacional ocorreu no final de 2002, quando participou das vinhetas de divulgação dos sambas-enredos do Rio de Janeiro e de São Paulo, na Globo, convidada pelo figurinista Chico Spinoza. A partir daí, surgia mais uma musa do carnaval. No ano de 2003, foi destaque especial de carro pela Unidos da Tijuca e Império Serrano. Nos dois anos seguintes, conquistou um cargo de honra na Império desfilando como rainha da escola. Em 2006, a bela assumiu o cargo de rainha da bateria do Império Serrano, do grupo especial do carnaval carioca.

A carreira na televisão teve início em 2000, incentivada pela mãe que, ao ver uma chamada de Carla Perez, no SBT, convidando o público a participar do concurso de dança no seu programa, não pensou duas vezes e inscreveu a filha. A bailarina foi selecionada entre 1.500 concorrentes. Semanas depois, já no programa, foi escolhida a melhor dançarina, recebendo um convite da própria Carla para integrar o corpo de balé oficial do programa. Com um estilo diferente de dançar e visual exótico, foi ganhando espaço e muitos fãs no programa “Canta e Dança Minha Gente”, sendo promovida a um quadro no qual apresentava as músicas mais votadas no país.

Um ano depois, Quitéria chamou a atenção de Gugu Liberato, sendo contratada como assistente de palco do “Domingo Legal”, substituindo Alessandra Scatena. Depois de algum tempo, Quitéria mudou-se para a Globo, atuando como bailarina nos programas “Planeta Xuxa-Verão”, “Domingão do Faustão” e na novela “O Clone”, a convite de Jaime Monjardim.

Esta é a história de uma jovem e sensual promessa que surge no mundo da encenação, com um belo gingado no pé. Muitas danças e um orgulhoso carisma marcam a curta, mas bem sucedida, trajetória dessa musa que invadiu as telinhas e encanta o Brasil.

Ígor Lopes