Show de Letras, informação que faz sentido!

Visite também www.sodiver.blogspot.com e www.epoesis.blogspot.com

segunda-feira, maio 02, 2005

Ricardo Pereira

ipl

Ricardo Pereira fala das suas ligações à cidade de Lamego, em Portugal

Actor português faz sucesso na novela "Como uma Onda", que já estreou nas telas lusitanas

“Lamego é uma cidade de grandes recordações”. É com estas palavras que o actor Ricardo Pereira lembra a capital cultural do Douro, onde tem alguns laços familiares.
Com 25 anos, este jovem aventurou-se, no ano passado, numa nova investida. Voou para o Brasil, onde está a gravar na telenovela “Como uma onda”, da rede Globo, com a particularidade de se tornar o primeiro estrangeiro a ser protagonista numa telenovela brasileira.
Em entrevista exclusiva ao "Show de Letras", Ricardo Pereira contou-nos um pouco dessa nova experiência no Brasil, falando-nos das suas expectativas e das suas ligações com a região.

Ígor Lopes e Cármina Fonseca

Show de Letras (SL) - Sabendo que Lamego é a terra natal da sua mãe, gostaríamos
de saber se conhece a cidade e que apreciação faz dela?
Ricardo Pereira (RP) - Ainda tenho bastantes familiares e amigos em Lamego. É uma cidade de muitas recordações, muito bonita, organizada e tem um pouco de tudo.Quando aí estou procuro descansar e nada melhor do que o Complexo Kosmos.
SL - Vem com alguma frequência a Lamego?
RP - Para ser sincero já nao vou há algum tempo, mas este ano, aí estarei, concerteza, para descansar e dançar nos bailaricos das aldeias vizinhas, principalmente, da mais bonita de todas: Várzea de Abrunhais.
SL - O que destacaria da cidade?
RP - Nossa Srª dos Remédios, a Sé e o Museu.
SL - Como surgiu a oportunidade de ir trabalhar para o Brasil?
RP - Foi através de um casting. Mas eu já tinha tido outros convites e agora confirmou-se e eu vim.
SL - Como está a ser a experiência?
RP - Está a ser maravilhosa. Não poderia ser melhor. Não só pela beleza do País, que já conheço quase todo, mas também pela aprendizagem que estou a ter aqui.LH - Qual a grande diferença que vê entre a dramaturgia no Brasil e em Portugal?RP - As linguagens são diferentes. Naturalmente que existem outras diferenças, mas o que eu queria dizer é que nós fazemos à nossa maneira e, claro, adequado ao nosso público e eles fazem à maneira deles, mas ambas são óptimas.
SL - Como foi a adaptação em termos pessoais e profissionais?
RP - Claro que, ao inicio, é mais complicado. Mas foi bom, porque eujá tinha cá vindo, já tinha amigos portugueses que estudavam aqui e outros brasileiros, portanto, foi mais fácil e, depois, a praia, o clima e tudo o resto ajudam.
SL - Era um sonho trabalhar numa telenovela brasileira?
RP - Já me tinha passado pela cabeça e está a ser mais uma etapa na minha vida, entre muitas outras que ainda vou passar.
SL - Como se sente por ser o primeiro protagonista português ou estrangeiro numa telenovela brasileira?
RP – É um prazer poder representar o meu País desta maneira e é com muito orgulho que o faço. É realmente muito bom, mas também aumenta e muito a responsabilidade sobre mim.
SL - Se surgisse a possibilidade ficaria no Brasil definitivamente?
RP - Essa é uma pergunta complicada. Eu prefiro viajar entre os dois países, até ficar em Portugal para sempre, pois a minha vida é no meu País, com os meus amigos e famíliares. Isso para mim é tudo, pois só temos esta vida, então não há nada como vivermos ao lado de quem amamos.
SL - Além de teatro, cinema e televisão, a moda é outra das suas actividades. Há quanto tempo é modelo e o que o fascina nisso?
RP - Desfilo há 10 anos. Ainda gosto muito de trabalhar em moda. Gosto muito das pessoas com as quais trabalho. Este é um dos prazeres da minha vida.
SL - Mas prefere actuar ou desfilar?
RP - São duas coisas completamente diferentes. Eu gosto das duas. Ser modelo é bastante agradável, é um trabalho de descompressão.
SL - Conhece o cinema brasileiro? Já pensou algum dia em actuar nele?
RP - Desde que aqui estou, já vi 30 filmes brasileiros. Por aqui, o cinema é muito bom. Espero poder, um dia, trabalhar no cinema brasileiro.
SL - Qual é a sua opinião sobre o Rio de Janeiro e o Brasil?
RP - O Rio é realmente a cidade maravilhosa. Quanto ao País, estou a adorá-lo, pois é lindo.