Lazarim festeja Carnaval de olho no turismo
Uma vez mais cumpriu-se a tradição. A Vila de Lazarim, em Lamego, reviveu durante o último fim-de-semana o seu famoso carnaval, que se destaca por ser um dos mais típicos festejos do país. Lado a lado com os caretos, que são a peça chave do «Entrudo de Lazarim», este ano uma das apostas da organização do evento foi na gastronomia, turismo e cultura regional.
Ao todo foram quatro dias de festa (25 a 28 de Fevereiro), que contaram com a presença de milhares de pessoas da região, além de muitos turistas que aproveitaram a ocasião para levar para casa um pouco da cultura portuguesa característica nesta época do ano.A grande festa carnavalesca de Lazarim ficou marcada não só pelos tradicionais caretos, mas também pela promoção da gastronomia, através das tasquinhas e das provas de vinho. Este ano uma das novidades no recinto foi a existência de um restaurante que procurou «rentabilizar e potencializar» a cultura gastronómica da região. O artesanato regional não foi esquecido.A programação contou com a actuação de vários grupos musicais tradicionais, além de uma exposição fotográfica que deu a conhecer a tradição em imagens. O Desfile tradicional fez também parte dos festejos. Para terminar, no último dia de folia foi a vez do «Entrudo de Lazarim», da leitura de testamento e do concurso de máscaras, entre outras actividades. A vertente turística foi um dos pontos mais explorados, através da indicação de diversos monumentos da região de manifesto interesse histórico a serem visitados.De acordo com o presidente da Junta de Freguesia de Lazarim, Norberto Carvalho, «o objectivo desta festa é preservar esta tradição ancestral. Queremos desenvolver e fomentar este evento e, para isso, contamos, este ano, com a presença de mais pessoas, sobretudo, jovens».«O Entrudo de Lazarim é uma expressão popular muito característica da cultura das gentes desta terra», completou Norberto Carvalho.
Caretos alimentam tradição
A criatividade e as tendências actuais dos foliões, aliadas à tradição dos seus antepassados, são ingredientes fundamentais para a elaboração e escolha das máscaras e fatos dos caretos que, todos os anos, animam e dão cor a uma das festas mais importantes da região. As máscaras dos caretos de Lazarim simbolizam o sentir e a arte popular daquela povoação. O objectivo da festa é criar um ambiente de grande folia e confraternização. Com as máscaras esculpidas de forma artesanal em madeira de amieiro, as comadres e os compadres garantem a protecção da sua identidade e saem às ruas, na terça-feira de carnaval, para incorporar a figura de pecador.Após a leitura do testamento, anuncia-se a morte do compadre e da comadre numa explosão de fogo, folia e boa disposição. Para fechar a celebração com chave de ouro, manda a tradição que seja servido Feijoada e Caldo de Farinha.
1 Comentários:
FANTASTICO!!!
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial